Notícias

Bacalhau: Uma refeição portuguesa a todos os gostos

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this page

Os pratos à moda portuguesa são muito queridos aqui pelo Brasil. O famoso bacalhau conta com a mistura de ingredientes deliciosos como: bacalhau (claro), batatas, ovos, tomates, azeitonas, brócolis e muuuuito azeite, para dar aquele gostinho especial. Como nossa Chef Maria Marta viajou o mundo experimentando e aprendendo um pouquinho sobre a culinária de cada país, o bacalhau assado à portuguesa não podia faltar aqui na Flambée!

Muita gente não sabe que essa herança da colonização portuguesa vai muito além do conhecido “bacalhau”. Esse é o nome que se dá ao preparo de secagem do peixe e não sua espécie, que é chamada de “GadusMorhua”, encontrado no mar Atlântico. Os tipos de bacalhau variam de acordo com o peso, a textura e a cor.

Um dos nossos segredos, além de deixar o tempo adequado para dessalgar, é não deixar o bacalhau ferver, pois a temperatura elevada o deixa borrachudo como chiclete e ressecado.

A origem do bacalhau

A Noruega foi o principal polo mundial de pesca e exportação de bacalhau. Ele começou a ser comercializado e salgado por volta do ano 1000 e foram os bascos que expandiram esse mercado promissor, tornando-o um negócio internacional. O ponto forte do prato português foi e ainda é a durabilidade, pois o sal evita que o peixe estrague com facilidade. A geladeira só foi inventada no século XX, antes disso os alimentos estragavam rapidamente e tinham o comércio limitado.

O produto ganhou tanto valor que, em 1510, Portugal e Inglaterra firmaram um acordo com a França para a exploração do peixe. Já em 1532, ocorreu a “Guerra do Bacalhau”, que caracterizou o conflito entre ingleses e alemães, por causa dos direitos de pesca nas águas do Oceano Atlântico Norte.

Hoje em dia, o bacalhau é uma das refeições mais queridas em todo o mundo. Aqui na Flambée, buffet para eventos no Rio de Janeiro, você encontra esse prato por apenas R$250 para 4 pessoas, acompanhando arroz. Não fique com água na boca, peça já o seu!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente