Notícias

Baeckeaoffe: prato tradicional da Alsácia

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this page

A cozinha alsaciana se destaca pela sua forte influência alemã, tendo como principal característica o uso de carne de porco em diversos pratos. O cozido Baeckeaoffe é uma das especialidades mais tradicionais da região. O assado de carnes variadas pode ser servido com uma diversidade de acompanhamentos como batata e alho-poró, cenouras e vinho tipo Reno e temperos franceses, que dão um toque de sabor todo especial ao prato, transformando-o em uma verdadeira obra-prima de sabores.

Acompanhamentos

O Baeckeaoffe é servido em um prato de cerâmica onde são adicionados especiarias e vegetais. Após a adição de todos os ingredientes, o cozido é coberto por uma massa, conhecida como massa de corda. O sabor inconfundível vem do preparo da carne juntamente com os legumes, marinando durante a noite misturada ao vinho e aos condimentos.

Tempo de cozimento

Após quatro horas de forno, o resultado é surpreendente e de dar água na boca. Como acompanhamento para a refeição, que serve quatro pessoas, um bom vinho branco e uma salada verde ajudam ainda mais a realçar os sabores desta iguaria.

Como o prato é servido

Após o cozimento, o Baeckeaoffe é retirado do forno e a massa é aberta, e o prato é servido quente. Além dos acompanhamentos que citamos, o prato também pode ser servido com pão amanhecido. A palavra Baeckeaoffe, a propósito, significa forno do padeiro.

A história do prato

Na região da Alsácia, o prato era feito em dias da semana especiais, reservados para o seu preparo, e tinham a ver com motivações religiosas ou de trabalho. As pessoas, por falta de tempo para preparar o jantar para as suas famílias, montavam o prato na noite anterior e levavam até um padeiro local para ser colocado no forno. No dia seguinte, após cumprir as suas tarefas na igreja ou no trabalho, as pessoas iam até a padaria buscar o ensopado cozido para servir aos seus familiares no jantar.

Esse prato você encontra na Flambée Tropical, restaurante de culinária francesa no Rio de Janeiro, a um preço especial. Venha desfrutar conosco o que há de melhor na culinária francesa.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente