Notícias
cervejas especiais

Cervejas especiais: dicas de harmonização Flambée

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this page

O momento do prazer que é uma degustação de um prato bem executado demanda harmonização entre os diferentes sabores. Diferentemente do vinho, que vive de contrastes entre os mais variados sabores, as cervejas especiais têm um papel interessante complementar, harmônico que soma aos sabores dos alimentos. Você sabe como degustar harmonizando de maneira indicada? Seguem agora algumas dicas da Flambée, o seu restaurante na Barra da Tijuca.

Harmonizando com a Tarte Flambée

Como nossa receita é uma massa que traz características de pão aberto e formato parecido com de pizza, além de ter a presença forte de queijo branco, é um prato que harmoniza perfeitamente com as cervejas do tipo Amber Ale, que também combinam de maneira bastante competente com os pratos doces, como as nossas tarte Flambée doces.

Harmonizando com aves

Tudo dependerá como será concebido o prato. As aves têm suas peculiaridades, o que divide a categoria. Aves de sabor menos forte, como o frango e o peru, têm características diferentes, por exemplo, da carne de pato. Com o frango, caso ele seja grelhado, prefira cervejas mais leves, com as Pilsen. Entretanto, se for um preparado assado ou frito, a combinação fica ótima com uma tipo Dunkelweizen.

Harmonizando com carne suína

Não podemos deixar de fora a carne suína, fundamental para o preparo das tradicionais salsichas alemãs. O porco tem a característica de ser uma carne forte, o que nos dá a possibilidade de degustar os pratos com cerveja de sabor forte, intenso. Para apreciar a nossa Wienerschnitzel milanesa de filé fina, sugerimos cervejas especiais do tipo British-style Bitter, Brown Ale, Altbier, Weizenbock. O sabor marcante dessas bebidas, por vezes, sobrepõe ao sabor forte da carne, criando uma harmonia perfeita.

Harmonizando com carnes bovinas

O nosso Entrecôte é um prato que contempla a presença da carne bovina, sempre de sabor firme, de paladar agradável e que tem muitos adoradores. Para a degustação desse pratos em harmonia com as cervejas, sugerimos cervejas mais intensas, como a Dark Lager, Dunkel, Schwazbier. As Old ou Strong Ale, Dark Lager são excelentes para pratos de carne como o rosbife; para os assados, são indicadas as Dark Lager, Dunkel, Schwazbier.

Harmonizando com sobremesas

Como tudo termina com aquela sobremesa especial, sugerimos que elas continuem nas cervejas. Afinal, essa é uma bebida democrática. Para os bolos, temos cervejas tipo Índia e Pale Ale; receitas que contemplam doce de leite, as Imperial Porter, que são cervejas médias e com teor alcoólico moderado. As Strong Dark Beer, Stout, Porter, Belgian Strong Ale são indicadíssimas para sobremesas que tenham uma pega de chocolate. Para os pudins e cheesecakes, existem as Fruit Lambic e também são harmônicas com as Strong Ale. Bom apetite!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente